Bom dia, boa tarde, boa noite, pessoas do Brasil com s! este é o podcast café com dicas, eu sou Emília de Miranda, e convido você a ter (voz macia) um momento de descontração, experienciando minhas palavras, absorvendo a mensagem e as melhores dicas já encontradas na internet.
Então, pensei: "e se eu fizesse um episódio de café com dicas forte que nem o café que faço?”
Daí, fiz esse episódio, forte, encorpado, que pode te deixar acordado de noite, então, tem que servir pouco. não tem faixa etária pra esse episódio, eu vou soltar a língua mesmo.
Além do mais eu sou aquele tipo de pessoa que fala qualquer coisa e as pessoas acham engraçado pelo meu modo de falar, então vou testar umas coisas aqui, esse episódio vai ser chamado de: café a moda da casa número 1.
Este episódio não é recomendado para quem tem a cabeça psicologicamente frágil e impressionável.
E vamos com o assunto Felca e seu vídeo adultização, vamos surfar na onda. Tem gente que sonha com as métricas de engajamento do vídeo sobre adultização do felca, tem uns perdidos na narrativa que falam que só por que ele é homem que ouviram ele, mas gente, o Felca não tem influência por que "é homem” esse cara já está há mais de anos fazendo conteúdo pra internet, além do mais, se ele fosse somente um Felipe da vida falando sobre isso, ninguém daria moral, ele conseguiu o impacto através da influência que ele conseguiu durante anos sendo o Felca fazendo conteúdo de humor, um nicho de conteúdo que espalha pra todo mundo, YOTRA, você que adoraria receber a atenção e o impacto que o Felca teve, tem dinheiro pra blindar um carro, você tem pelo menos um carro pra blindar, contratar segurança armada, ou pelo menos uma grana pra fugir do estado se por acaso você for perseguido por mexer no vespeiro gigante, como que é o mercado de exploração infantil? pois é coleguinha, não é só jogar merda com farofa no ventilador, não é só postar um vídeo falando verdades, por quê eu prefiro lançar esse podcast nesse formato no meu site?, por que justamente eu não tenho dinheiro pra blindar meu carro, não tenho dinheiro, influência, e contatos pra me darem um plano b se eu mexer em um vespeiro com minhas palavras, é melhor ter esse ambiente, de certa forma, controlado, e poder soltar meus devaneios sem me preocupar.
Legal que os inimigos do povo surfaram nesse assunto de adultização pra implantar o mal, a gente queria o cumprimento do ECA e eles querem enfiar novas leis com censura nível visa e mastercard e dar mais dados sensíveis da população para as big techs, sem que elas se responsabilizem com o conteúdo postado nas redes sociais, o Felca deve ter feito um olhar de oppenheimer quando saiu esse projeto de lei, e tomara que passe com vetos e coloquem a responsabilidade nessas empresas bilionárias, os problemas da internet não vão se resolver com a gente dando nosso rg e cpf pra eles fazerem o que bem entender com esses dados. Os nossos dados já são vazados de qualquer jeito, imagina deixando tudo solto nos servidores duvidosos de empresas de outros países, rapaz…
Sabe, quando vem uma tecnologia nova, ela vem como uma enchente em um estado onde o governo do estado e prefeitura não se prepararam, sai passando por cima de tudo mesmo, nos últimos 30 anos a tecnologia, junto com a internet, avançou tão rápido que a educação não acompanhou, o resultado, é que as pessoas acessam a internet antes de se alfabetizar, e é aí que germina a semente do caos e da burrice!
Depois de tanta atrocidade que acontece na internet, até quando vão deixar de regulamentar a internet? o que mais precisa acontecer pra ter que finalmente regulamentar esse umbral? eu não consigo imaginar, já acontece desgraça o suficiente em qualquer canto profundo da internet.
Hoje em dia as pessoas se alfabetizam pela internet, pensa nisso, precisamos filtrar muito o que nós estamos aprendendo pela internet, um cara expôs um perfil de YouTube totalmente em IA que fazia conteúdo em inglês todo errado pra crianças aprenderem a ler e falar, com pronúncia errada de palavra. Imagina o impacto que esses canais de youtube de desinformação vão fazer para a inteligência das crianças no futuro, vai, terceiriza a educação do seu filho pela internet pelo youtube pra ver o ser humano que tu vai criar no futuro vai.
Pra solucionar esse problema de desinformação a única coisa que resta é solucionar a raiz do problema, que é a educação. Eu não formei minha educação básica na melhor escola do mundo, mas, por sorte, entraram bons professores de humanas, bons professores de história, e filosofia principalmente, e o que eles ensinaram muito através de resenhas foi a como ter pensamento crítico, é por isso que hoje em dia eu consigo interpretar a vida o universo e tudo mais com um pensamento crítico, científico, foi assim que minha inteligência ficou aflorada e consigo falar de tudo, o negócio é que o ser humano comum que não ligou para as aulas de humanas não consegue compreender a importância do pensamento crítico.
Eu sei que, no fim, ter conhecimento demais é agonizante, mas sinceramente, prefiro ser inteligente e sofrer mentalmente por isso a ser burra, fazer merda por pura ignorância e sofrer de todas as formas possíveis.
O problema é que o Brasil cria sua população como gado e não como cidadão, problema de país que além de colonizado foi escravagista. Isso não é uma questão só de Brasil, é um problema da sociedade mundial. Me lembrei do caso da fábrica de tofu tóxica da Indonesia, lá tem fábrica de tofu funcionando de qualquer jeito, usando resto de lixo plástico de lenha pro fogo que frita os pedaços de tofu, são bloquinhos de soja com fumaça tóxica de plástico, os trabalhadores passam o dia cheirando fumaça de plástico queimado, e a população e restaurantes compram esse tofu sabor microplásticos por quê é mais barato que o tofu fabricado de forma decente, usando fogo de lenha de madeira, que segundo o proprietário da fábrica decente, é mais barato de operar e manter, mas como o custo inicial das caldeiras de lenha é alto, outras fábricas preferem continuar queimando lixo de plástico, é a economia burra assolando o planeta!
E esse é o resultado das pessoas se importarem mais com os fins, do que com os meios, "farinha pouca, meu pirão primeiro” o cidadão médio não se importa com prejuízo em geral se o problema não for com ele ou ele se beneficia do problema, como as pessoas mantém o status quo de uma sociedade não é um problema deles, se crianças nascem deformadas ou um monte de gente pega câncer pelo tofu tóxico, é uma simples fatalidade, e não o resultado de um sistema adoecedor.
É preciso como uma sociedade democrática, usarmos nossa demogracinha para votar em políticos que pensem no cidadão como um ser humano, além do Lula!
De que adianta focar em que presidente votar se continuamos votando nas mesmas pessoas que perpetuam a miséria nos estados, principalmente nos estados do norte e nordeste?
O que se esperar de uma sociedade em que se bombardeassem favelas inteiras com todas as pessoas dentro, com a desculpa de pacificá-la e tirar traficantes, a maioria da população vai dizer, bem feito, tomara que morram todos, que nem o planeta faz com o genocídio que x faz com y?
O que se esperar de uma sociedade onde um cara é espancado dentro da igreja em plena missa por querer orar pela y?
Em questão de votar em políticos que prestem, não vou indicar ninguém mas vou dar dica de como saber em quem votar: se a pessoa fala de direitos humanos, falar no bem estar do cidadão, é o mínimo que um político que preste pode falar, ao invés de falar de ideologia e inimigos inventados, como ladrões, bandidagem em geral, ladrão é produto de um sistema falido, mas tem politico que bota bandido como um inimigo a ser combatido na bala, um papo que só presta pra perpetuar guerras que acontecem dentro das nossas cidades. como disse antes, isso é papo pra ter liberdade pra jogar polícia pra encher pobre de bala na favela e o cidadão médio ainda fica batendo palma!
Houve operação das forças especiais, durante o tiroteio morreram 20 pessoas, 10 bandidos, 8 civis, incluíndo uma grávida e uma criança de 12 anos, e vem o cidadão médio (imitando voz do popoto do fudêncio enquanto bate palma) êêêêêê bem feitooo bandido bom é bandido morto hehehehe.
Hora das dicas! como fugir da avalanche de burrice!
Agora vou ser bem médica falando coisa óbvia para cuidar da saúde, sabe como evitar de ser burro, é só ler! ler livros! lendo livros você absorve um repertório de palavras, você conhece mais palavras, vai saber se expressar melhor, vai saber como as palavras são escritas corretamente, ler livros de filosofia clássicos, um Platão, Aristóteles, um filósofo que formou muito a minha cabeça foi Sartre e seu existencialismo onde saber cuidar da sua vida é ter a verdadeira liberdade. Eu sei que ler livros de filosofia é difícil, mas você pode ler com um dicionário, pesquisar resumos da internet, e até fazer sua própria resenha, que ajuda muito a entender, não precisa ler só livros difíceis, o que mais tem por aí são livros de ficção, só cuidado para não cair em leituras estranhas que fazem o feito contrário da inteligência como qualquer livro do olavo de carvalho e autores que se inspiraram nele.
Dá pra aprender filosofia, linguagem e interpretação de texto por outros lugares além de livros, nada contra livros, tem que ler livros também, também não dá pra se contentar falando que ainda há gente que lê livros por conta de boobie goods e café com deus pai, mas também não dá pra forçar alguém a ler e interpretar um livro de filosofia de 300 páginas, forçam isso na escola e no que dá? pessoas que saem da escola aliviados por não depender de ler livros maçantes pra ganhar notas que vão influenciar o futuro dela, na minha visão, tem que introduzir uma vida literária para quem nunca leu um livro complexo, aos poucos, é como começar a se exercitar, se botar uma pessoa sedentária pra correr 10km, no mesmo dia que ela decidir se exercitar, e ainda chamar a pessoa de fracassada por ela passar mal, ela vai desistir de se exercitar e vai ficar mais sedentária ainda.
Vamos ser realistas, não é todo mundo que lê hoje em dia, mas mesmo não lendo livros, nós temos contato com nossa linguagem todo dia, aprender o mínimo dela ajuda a se comunicar melhor, mas também aprendemos português e interpretação de texto e linguagem através de quadrinhos, textos de internet, as próprias redes sociais, textos informativos, comunicações faladas, conteúdos em geral, dá pra aprender com programas de tv, perfis de redes sociais de especialistas em lingua portuguesa, desenhos animados, séries, o negócio é exercitar o pensamento crítico, e mais uma dica: você não é um pensamento, uma ideologia, uma opinião, ou até mesmo um hábito, você pode mudar suas opiniões e conceitos e convicções sem deixar de ser você mesmo, como Sartre disse: “Somos o que queremos ser, o que escolhemos ser, e sempre poderemos mudar o que somos, ou quem ir definir". Além do mais quando você repara que suas convicções são tortas, imagine um bolsonarista, imagine quando ele se toca que sua ideologia é torta, ou ele se redime, ou ele nega por que acha que a ideologia faz parte da personalidade, do seu sentido de vida, e fica em um espiral indo cada vez mais pro abismo.
E aqui termina a mensagem pessoas, se gostou do podcast, ou não, lembre-se de compartilhar o link, compartilha com quem entende do assunto, compartilha pra quem gosta do assunto, compartilha nos stories, posta alguma frase que você ouviu que é épica, os episódios ficam 90 dias no ar a partir de sua postagem, o que pra mim tá ótimo, mas você pode fazer download dos episódios enquanto estão no ar pra ouvir sem precisar de internet, esse podcast foi planejado para o seu conforto, e o meu também!
Gostaram do café a moda da casa? se gostarem mesmo, eu continuo assim, por que café bom é como uma boa dica, é aquilo que te faz acordar pra realidade!
Os episódios são disponibilizados para ouvir no meu site emimiran.com/podcast é só entrar no site, não precisa de login, não precisa de aplicativo, é só chegar e ouvir! um abraço as pessoas inteligentes, e até a próxima pessoas!