Cheguei chegando povo brasileiro! esse é o podcast café com dicas, sou Emília de Miranda, sua anfitriã!
O café com dicas é um podcast totalmente independente, é um canto para eu falar meus devaneios e treinar dicção, eu gravo do pc pelo audacity, edito o áudio e coloco uma música de fundo, para trazer um áudio de alta qualidade, agradável de se ouvir, faço upload do áudio pelo buzzsprout, uma plataforma de podcast, eu uso a versão free de grátis, o buzzsprout tem opção de postar o podcast em plataformas de streaming tipo youtube e spotify, não vou liberar por que prefiro que o podcast fique no meu site que é mais fácil de acessar, qualquer um pode entrar pelo link e ouvir, e falando nisso, compartilhem o link aqui do site, ajude a espalhar a mensagem!
Levanta a mãozinha quem já viu labubu pendurado na bolsa de alguém! eu mesma nunca vi, e muito menos vi bebê reborn, na verdade a única coisa que vejo é gente reclamando dessas trends, e agora tem o morango do amor que realmente está movimentando a economia e vem uma penca de chatos chorando como se comer morango do amor fosse um pecado capitalista!
Convenhamos aqui, tem gente que é inimiga da felicidade alheia, não pode ver ninguém sendo feliz com supérfluos que já vem julgar e encher o saco. Eu vou lembrar o seguinte para os fiscais de felicidade:
A vida é muito curta pra só trabalhar e pagar boleto, inclusive, só fazem esse discursinho que só tem que trabalhar e ganhar dinheiro pra quem é proletário, mas isso é assunto pra outro tema.
A coisa fútil e supérflua de hoje pode ser sua memória afetiva amanhã, vocês se lembram do macaquinho da kipling? do tamagotchi bichinho virtual? da fazendinha do orkut?
E o mais importante: precisamos de comunidades! em uma internet com redes sociais e algoritmos que praticam polarização e divisão de pessoas, nada melhor que trends para dar uma liga de união entre interesses entre pessoas, quem nunca criou amigos por gostar da mesma banda? olha o BTS como ele une pessoas de todas as idades na internet, são nossas tribos digitais!
Deixem o povo ser feliz, é muito difícil isso? tem que consumir sim, tem que aproveitar as coisas que o capitalismo dá, tem que aproveitar as coisas da vida terrena enquanto estamos na terra, seja comprar labubu, morango do amor, uma lavadora de louça, uma tv de 60 polegadas, uma viagem, ain pq fulano só posta o trabalho dele, só quer saber de dinheiro, e fulano tá errado? fulano tá oferecendo trabalho pra pagar as contas dele e sobreviver, não é que nem tu que tudo que tu tem foi dado na mão e ainda raspado, e ainda quer julgar quem só tem um sonho e o próprio apoio pra correr atrás de grana pra ter o mínimo de conforto na vida.
Pra essas coisas precisa de dinheiro, então tem que trabalhar de alguma forma pra ganhar dinheiro em troca, então deixa o povo fazer propaganda de si tem que dançar conforme a musica de qualquer forma as vezes literalmente, isso é sobreviver no capitalismo com estilo!
Sinceramente, na minha visão, as trends de internet de agora mostram que a natureza da internet está se curando, depois do momento de torre que a internet passou, sabe a torre de babel? pois é, criaram plataformas e redes sociais como se fossem torres de babel, o ser humano em todo seu ego faz monumentos pra mostrar que consegue controlar forças maiores que ele, no caso, temos bilionários achando que podem controlar a sociedade através das redes sociais, mas eles esqueceram que a verdadeira força da internet está nas pessoas que usam ela, e isso é incontrolável.
Quando a china começou a expandir sua economia, lá em meados de 2012, ela começou um projeto chamado rotas de seda, rotas de trens com a europa, e isso fez com que os estragos unidos e companhia do ocidente, em sua cultura individualista que expliquei em um episódio atrás, começasse um projeto de guerra cultural contra o mundo, é aquele negócio, quando os estados unidos está como a maior potência econômica, ela fica liberal, mas quando outros países alcançam potência econômica, os estados unidos ficam conservadores e protecionistas, é tipo aquele "amigo” que faz questão de te ajudar quando você tá mal, mas se algum dia tu der sorte, e, por exemplo, conseguir um emprego que te faça ganhar mais dinheiro que ele, esse mesmo amigo, começa a falar mal de ti e te tirar dos rolês, esse é o comportamento de um país que está perdendo potência e ficando inseguro com a economia dos outros países, nessa mudança de comportamento dos eua, saiu o Obama, que era mais liberal, e entrou o Trump no primeiro mandato, conservador e protecionista, e entrou nessa equação também: Steve Bannon, estrategista político que trabalhou na eleição e reeleição do Trump, uma das mentes mais importantes para essa tal guerra cultural.
Qual foi a estratégia dele: manipular massas através das redes sociais.
Foram coletados dados dos usuários, o Facebook fez muito isso, tanto que o Mark Zuckerberg, teve que depor em tribunal por participar desse plano, foram coletados dados, esses dados, foram usados para criar conteúdos na internet, memes, que serviam para manipular os usuários das redes sociais, foi assim que fizeram o impeachment da Dilma, que elegeram trump, elegeram bolsonaro, elegeram milei, é assim que a extrema direita se sustenta na internet! a metodologia do Bannon deu tão certo que ele se tornou uma das maiores referências de marketing do mundo!
É uma metodologia simples, é só pegar toneladas de dinheiro, comprar dados, usar esses dados pra criar conteúdos, de certa forma, doutrinatórios, primeiro paga páginas de humor de rede social pra fazer uns memes sobre como a vida é ralada e tem que pagar boleto e imposto, e termina pagando "especialistas” de internet pra explicar com palavras bonitas que a vida é ralada por que minorias tem direitos, e se as minorias não tivessem tantos direitos, a pobre pessoa média não iria precisar trabalhar tanto pra pagar imposto. Em resumo, ao invés de culpar o sistema, culpe qualquer outra coisa e deixa o povo debater, isso no fim é que traz a polarização, e a divisão entre pessoas, e hoje em dia assistimos a merda que está: pessoas do próprio país se dividindo por ideologias.
Eles acharam que essa metodologia seria eternamente infalível, mas seus rivais aprenderam a usar, e hoje em dia, eles bebem do próprio veneno, e agora estão com medo, dizendo que a esquerda se excedeu, passou dos limites. A própria extrema direita, na sua ânsia cega por dividir e conquistar, fez as torres de babel da tecnologia caírem, e seu poder junto, com seu próprio método.
Peguei essas informações de um ser humano chamado Rodrigo Arantes, fez um livro chamado gameologia, onde ele estuda esses métodos, achei ele no tiktok, pesquisem sobre ele e seu livro que ele tem conteúdos que explicam bem sobre esses assuntos.
Falando em torre de babel, pra um ser humano mostrar que existe na internet tem que postar reels no instagram, postar no tik tok, escrever no x, fazer uma comunidade no whatsapp, o ser humano tem que ser um operador de usina nuclear só pra espalhar story!
Ninguém aguenta mais! as únicas pessoas que dizem que o empreendedor tem que bater ponto no instagram como um CLT é o povo que vende lenço pra quem chora, são socials medias e quem mexe com tráfego pago, como disse mais cedo, as redes sociais e os algoritmos que manipulam essas redes praticam polarização, são plataformas que trabalham em cima de dividir as pessoas e fazer elas discutirem, por quê isso movimenta a rede social! e esse é o momento de torre de babel dessa tecnologia das redes sociais, ninguém quer compreender ninguém, é como se cada um falasse outra língua!
Mas sabem qual foi o trovão que derrubou essas torres de babel de vez? a IA
Essa tecnologia foi como dar uma metralhadora pra macaco só que ao invés desse macaco metralhar pessoas na rua, ele saiu metralhando todos pela frente até entrar em uma sala de reunião e metralhar um bando de CEO.
As redes sociais exigem que os criadores de conteúdo trabalhem em escala 7x0 pra se manterem relevantes, criaram uma performance industrial para os criadores de conteúdo se manterem na plataforma, e o que os criadores fizeram? industrializaram o conteúdo com IA!
Agora tem tanto vídeo vazio aleatório brainrot apodrecedor de cérebro que o youtube começou a tirar a monetização de conteúdo de IA, só ganha dinheiro lá se usar a própria voz e/ou vídeos reais.
A meta que continua totalmente predatória, o instagram está cortando alcance de reels com mais de 3 minutos (risinhos) tomara q seja inundado de conteúdo IA brainrot até os servidores implodirem!
Enfim, isso tudo e mais um pouco fez as torres de babel tecnológicas caírem, transformaram a internet em um ambiente corporativo super competitivo onde todos tem que lutar desesperadamente por atenção, isso acabou com a conexão entre as pessoas, sinceramente, eu só vejo interação social de verdade no bluesky, por quê as redes sociais da meta só servem pra propaganda, por exemplo:
Abre o instagram e rola o feed: Publicidades Propagandas Publicidades de 5 influencers que tu segue Posts de 5 influencers que tu segue Posts de instituições Patrocinados de golpe Patrocinados aleatórios Reels de shitpost IA E Depois De tudo isso Posts dos conhecidos (postados há 4 dias atrás)
E com isso, vamos as dicas!
Permita-se curtir uma trend por dia! coma um morango do amor, ouça BTS, ou qualquer música do momento, não sei, sou especialista em músicas nostálgicas, e falando em músicas nostálgicas, escute as músicas modinhas da sua época também, se tiver tiktok, insta, ou qualquer rede social, poste besteira nessa rede social, posta dancinha, se quiser, dance na rua também, ser feliz, acima de tudo, é treino!
Crie a caixinha do supérfluo, quando der, separe 30 reais para comprar uma besteira na shopee, compre seu labubu, um açaí com granola, se separar mais grana dá até pra ir no cinema sozinho! que nunca nos falte o supérfluo!
(voz de locutor da tv) Aprecie com moderação
E como sobreviver nos escombros da torre de babel tecnológica?
Liberte sua alma! a internet é maior que um punhado de aplicativos! escolha uma rede social para fazer sua publicidade, e escolha uma rede social que você detesta para apagar! sim, mesmo que a rede social que tu detesta te dê algum retorno em publicidade, é melhor apagar o aplicativo, é como largar um emprego escravagista, é algo que te dá dinheiro, mas é um dinheiro que vai ser gasto pra recuperar a saúde que você perdeu trabalhando em um lugar insalubre para sua integridade física e mental.
Enfim gente, viver não é só sobreviver, é sobre colecionar momentos, é sobre viver pra postar e não postar pra viver, é sobre comprar morango do amor e lutar por um mundo melhor, e sim, dá para fazer os dois!
E aqui termina a mensagem pessoas, se gostou do podcast, ou não, lembre-se de compartilhar o link, compartilha com quem entende do assunto, compartilha pra quem gosta do assunto, compartilha nos stories, posta alguma frase que você ouviu que é épica, os episódios ficam 90 dias no ar a partir de sua postagem, o que pra mim tá ótimo, mas você pode fazer download dos episódios enquanto estão no ar pra ouvir sem precisar de internet, esse podcast foi planejado para o seu conforto, e o meu também!
Os episódios serão disponibilizados para ouvir no meu site emimiran.com/podcast é só entrar no site, não precisa de login, não precisa de aplicativo, é só chegar e ouvir! um abraço as pessoas que se permitem, e até a próxima pessoas!